Pra maneirar e ter a consciência mais leve, fiz esse Nhoque de Ricota com Espinafre. Vou compartilhar a receita, porque ficou magnífico. Só achei que exagerei na noz-moscada pois eu tempero a ricota com essa especiaria. Da próxima vez, só uma pitada de nada (e já deixo a dica). Quem sabe da próxima vez só tempero a noz-moscada com ervas, né? Caneta e bloquinho:
Dificuldade: Baixa
Tempo de preparo: 30 minutos + o tempo de repouso
Tempo de cozimento: 20 minutos
Ingredientes para 4 pessoas
200g de espinafre
400g de ricota
250g de farinha de trigo
2 ovos
110g de queijo parmesão ralado
6 folhas de sálvia (este eu não coloquei no meu preparo)
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
Lave o espinafre e leve ao fogo baixo com um pouco de sal, numa panela sem água (o espinafre libera líquido suficiente para o seu cozimento) por alguns minutos. Escorra-o, espremendo o excesso de líquido, e pique fininho. Numa vasilha, amasse a ricota e juntamente com o espinafre picado, acrescente 200g de farinha de trigo, 80g de parmesão raldo, os ovos, o sal e a pimento. Misture bem até obter uma massa homogênea.
Com o auxílio de duas colheres, faça bolinhos ovais. Role-os sobre a farinha restante e deixe repousar sobre uma mesa untada com farinha de trigo por, no mínimo, 1 hora.
Dada a hora de repouso, ferva uma panela com bastante água com sal e cozinhe os nhoques aos poucos, reservando-os em local aquecido. Para ter certeza de que estão cozidos, retire-os da água após virem à superfície.
O molho é feito com as folhas de sálvia. Eu fiz molho vermelho normal. Mas, se você quiser inovar, derreta 100g de manteiga em fogo baixo e acrescente as folhas de sálvia, deixando por 2 minutos para aromatizar bem. Despeje sobre os nhoques, salpique o restante do queijo ralado e sirva bem quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário