terça-feira, 8 de setembro de 2009

Isso, isso, isso, isso, isso...


A história de como todo esse sucesso começou é bem interessante. Por esse motivo coloco aqui. Nunca fui fã do seriado Chaves, porque, na minha infância, meu pai nos proibíamos (eu e meu irmão) de assitir. Como estavávamos em época de alfabetização, ele tinha muito receio de que começássemos imitando um dos personagens (ou todos eles juntos). Ou seja, meu pai tinha medo de que seguíssemos o exemplo daquele "- bando de burros." Era assim que ele dizia. Nunca chorei ou deixei de comer por isso. Simplesmente eu e meu rmão assistíamos à série quando meu pai tinha compromissos e não vinha almoçar em casa. Coisa de pirraça.

Mas, como a informação corre o mundo (graças à Deus), tive acesso à pequena grande vida desse personagem mundialmente conhecido através do livro "Diário do Chaves", do autor e criador Roberto Gómez Bolaños. Por exemplo: você sabia que tudo teve início quando um menino o parou na rua pedindo para engraxar seus sapatos? E que ele aceitou, apesar de tê-los perfeitamente limpos, por ter enxergado ternura em seu olhar? Assim que o autor o pagou pelo polimento dos sapatos, Chaves saiu correndo para comprar seu tão apetitoso sanduíche de presunto. Sem querer ("querendo"....rs) acabou esquecendo um caderno de anotações com suas histórias, seus pensamentos, suas dúvidas do mundo e impressões das pessoas. Sim, foi dessa forma que tudo surgiu: da necessidade do autor transmitir o otimismo de uma criança, a qual faltava tudo.



  • do autor:

Voltei várias vezes ao parque; procurei incansavelmente saber; perguntei, perguntei; sentei-me no mesmo banco que estava quando o Chaves engraxou meus sapatos; no mesmo lugar em que ele havia esquecido seu caderno. Mas tudo foi em vão. E só me resta uma saída: que chegue às mãos dele um exemplar deste livro, e, se ele achar conveniente, que entre em contato comigo.
Se isso acontecer, não pense, Chaves, que não darei valor à nossa possível amizade. Eu só quero lhe agradecer. Agradecer infinitamente por tudo o que meu deu esse personagem incomparável que é o Chaves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário