domingo, 29 de agosto de 2010

A lenda e a receita

Dia 29 de todos os meses, nhoque é o prato principal. Porque dá sorte. Hoje, eu fiz em casa o original, ou seja, aquele de batata MES-MO que tem que descansar um pouquinho após as amassadas, como manda o figurino. Dá uma olhada nas bolotas.



A(s) LENDA(s)
Muitas lendas giram em torno desse 'Nhoque da Sorte', como é conhecido ao ser comido especificamento no dia 29 de cada mês. Uma delas é que uma casal de velhinhos do norte da Itália, num dia 29, ofereceu um prato de nhoque a um mendigo que agradeceu desejando-lhes fortuna. Quando foram recolher a mesa, encontraram moedas sob o prato. E nunca mais lhes faltou dinheiro.

Outra história conta que um missionário, ao passar por uma aldeia, foi calorosamente recebido com um prato de nhoque. O missionário gostou tanto da recepção que aconselhou os habitantes a se reunirem sempre daquela forma, para que a aldeia prosperasse. E foi o que aconteceu.

Com o tempo, a lenda foi ganhando força na figura de uma senhora que abria sua casa aos viajantes, nos dias 29, para servir um prato de nhoque e, embora pobre, não cobrava por isso, mas alguns deixavam dinheiro embaixo do prato e, com ele, a mulher comprava os ingredientes para o nhoque do mês seguinte.

A RECEITA - para 6 pessoas
Ingredientes:
1Kg de batata roxa
1Kg de farinha de trigo (a marca Renata é a melhor de todas)
1 mandioquinha

Modo de fazer:
Descasque as batas e coloque em uma panela com água e uma pitada de sal para cozinhar. Acresente também a mandioquinha. Quando ficarem moles, retire-as do fogo e passe por um espremedor. Verifique se o sal está a seu gosto (lembre-se que você ainda terá sal no molho e na água que cozinhará as bolotas de nhoque, quer dizer, muito cuidado com o acréscimo, ok?). 
Acrescente a farinha de trigo e sove a mistura toda. Se, ao amassar, a massa ainda estiver grudando muito nas mãos, vá acrescentando farinha de trigo, aos poucos, até o ponto em que ela fique mais solta. Pegue pequenos pedaços da massa. Enrole como cobrinhas contra a mesa (lembra quando éramos crianças e fazíamos isso com as massinhas coloridas? Então, o processo é igual). Em seguida, corte o tamanho do nhoque de sua preferência, com uma faca sem serras. Polvilhe uma área da mesa para acomodar as bolotas de nhoque. 
Ao final, cubra as bolots com uma toalha e deixe descansar por 1 hora. 
Em uma panela grande, ferva água, um fio de óleo e sal a gosto. Coloque os nhoques aos poucos e vá retirando da panela, com ajuda de uma escumadeira, a medida em que as bolotas emergirem na água. Esse é o sinal que elas foram cozidas. Acomode-as em um refretário com o fundo coberto de molho.
Ai, ai... santo dia 29 de todos os meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário