quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

É um grande auê

Eu acompanho a novela Passione desde a estréia. Gosto de um entretê desse tipo. Ainda mais no horário das 20h. O que eu não havia reparado até hoje (mesmo porque eu assisto novela para me distrair, não para pensar), é o grande auê que a história e seus personagens estão enfrunhados. Recebi um e-mail longo sobre isso. A princípio pensei em não ler. Daí, comecei o primeiro parágrafo e, quando percebi, já tinha lido tudo, sabe por quê? Porque esse auê é a cara do Rio; esse auê é a cara do país, da sociedade e das relações atuais. Confusão que reina na sem vergonha dos caras-de-pau e da falta de ética em todos os sentidos. O e-mail recebido foi escrito não sei por quem, mas tem sacadas Ó-TE-MAS (e verdadeiríssimas).

P.S.: isso porque o auê nem terminou!
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Vamos falar somente da estrutura e dos personagens centrais  da trama:
A víuva e dona da fábrica Beth Gouvea, casou-se grávida de outro homem (Pitchuco) e teve um filho (Totó) que o marido CORNO (X) escondeu, mentindo para ela toda a vida.

Todos os seus  filhos são CORNOS, até a filha esquisita (Melina) - que parece que fugiu de filme futurista. Todos, inclusive o italiano Totó (nome de cachorro  no Brasil).

Um dos filhos da personagem central (Gerson) tem um problema misterioso que só pode ser PEDOFILIA, além de também ser CORNO, claro! O citado filho não trabalha e nem faz nada. Só corre de carro, já tentou suicídio, quer dizer, tremendo exemplo de homem.

O outro, já morto, e ex-presidente da fábrica, que chamaremos de EX-MALANDRO AGULHA (Saulo Gouvea) - porque já morreu - odiava a mãe (Beth Gouvea), além da mulher que ele não comia (Estela). Tem um filho VICIADO EM DROGAS (Danilo) e outro CORNO (Sinval) que ama a menina (Fátima)que o irmão drogado comeu e que abortou um filho dele. Que relacionamentos lindos! Além disso o EX-MALANDRO AGULHA, tinha uma filha (Lorena) corneada pela própria mãe. Ou seja, ela é apaixonada pelo bonitinho amante da mãe (Agnelo), que é filho do Totó, que também é CORNO. Tudo isso para menear o grau da estrutura sexual da família. É bom lembrar que o empregadinho da casa dele é um GAY assumido (Arthurzinho). E que ele era desonesto e fazia qualquer coisa (vender a mãe, mulher, filho ou filha) pelo poder da  fábrica quase falida por ele mesmo. O cara é um belo exemplo de homem de bem.

O Totó, nem se fala! Uma riqueza! Tem uma filha CORNA (Agostina) - olha só a estrutura da novela - que é casada com um BÍGAMO (Berilo), que é casado com a filha NINFOMANÍACA (Jéssica) do casal de velhos (Pitchuco e Pitchuquinha), também NINFOMANÍACOS, cujo homem, (o já mencionado Pitchuco), é o pai do Totó. Que lixo de estrutura moral!

Vejam que mundo pequeno o autor conseguiu vislumbrar entre São Paulo e Florença: o genro do Totó (Berilo, novamente) é casado com a irma do Totó (Jéssina, filha do rico lixeiro pai do Totó), que, então, é a tia da filha da outra mulher do marido dela! Entenderam? Eu confesso que não entendi nada. Mas, está lá na novela.
A bela mulher do Totó (Clara), é AMANTE do filho VICIADO EM DROGAS (Danilo) da Dama do Lotação (Estela) com o EX-MALANDRO AGULHA, que é sobrinho do Totó. Que bela árvore genealógica! Repetindo: o sobrinho do Totó, DROGADO, é apaixonado pela mulher do Totó, EX-PUTA PROFISSIONAL, LADRA, que foi criada  pela avó CAFETINA (Velha Porca) das netas, a qual prostitui as netas para explorá-las -inclusive a neta menor de idade. Mais um lance de pedofilia. O autor desta novela pode ser normal?

Ainda, a linda mulher do Totó é amante do principal BAD GUY da novela (Fred), o MALANDRINHO, BANDIDO, CAFETÃO, RECEPTADOR, etc., que come também a filha futurista da velha Beth Gouvea (Melina).
A irmã velha do Totó (Gema), tem uma relação edipiana com o Totó, assumindo o papel de mãe dele. Só Freud explica.

O outro filho do Totó (Adamo) está apaixonado por outra PUTA (Francesca).

Aliás o tal do Totó, como veem, é uma riqueza de personagem! Sério! Bom  homem de família. Ele não fazia nada. Fica ali em São Paulo, onde não conhece quase ninguém, SEM TRABALHAR. E, se entendo bem, ele se apaixonou rapidamente pela boazinha da novela (Felícia), que é mãe da menina (Fátima) apaixonada pelo VICIADO EM DROGAS (Danilo) e que se apaixonará pelo irmão CORNO (Sinval). Ah! Felícia também é irmã do GIGOLÔ (Fred), que comia a mulher  (Clara) dele (Totó). Entenderam? Para melhorar a situação, a menina (Fátima) tem um pai misterioso que revelou-se ser o bonitinho PEDÓFILO, CORNO, SUICIDA e corredor de carros (Gerson), o qual também é filho da viúva genial (Beth Gouvea).
O pai NINFOMANÍACO do Totó (Pitchuco de novo), que adora um cabaré e uma gafieira, é casado com uma FUTILÍSSIMA e FRUSTADA (olha a Pitchuquinha aí), dama da sociedade paulistana, nouvelle riche, que  sabe que a ENTEADA (Jéssima) é CORNA de BÍGAMO, mas só pensa no seu umbigo vazio. Sua melhor amiga (Jaque) faz INTRIGA com seu Pitchuco e cria planos mirabolantes para vê-la pelas costas. Ótima amizade!
O avô do Totó (tio do Pitchuco), que me parece o mais normal da novela carregando aquele aquário sem sentido pra lá e pra cá, corre atrás das empregadas e faz CHANTAGEM pra não contar quem é o pai da filha de sua paixão relâmpago (Felícia).
Essa zorra toda ocorre entre três famílias apenas: a da VELHA VIÚVA (Beth Gouvea), da notável PROSTITUTA (Clara), e a da velha mãe do MALANDRO e futura - talvez - esposa do Totó (Dona Candê).

E, claro, não podia deixar de falar do filho do chofer (Mauro), e filho adotivo da velha, que é o presidente da fábrica, que come a filha (Melina) e a nora da velha (Diana): o honesto, competente e bonzinho, que quase foi engrupido tornando-se pai do filho do malandro (Fred) com a filha da velha (Melina). Outro CORNO, porque no fim das contas, acabou ficando com a ESNOBE, jornalista e EGOÍSTA (Diana), a qual foi casada e divorciada do PEDÓFILO (Gerson), o qual foi assaltado pelo suposto irmão DROGADO 2 de Diana. Baita confusão, não acham?
Este é o pano de fundo da novela Passione: todas as mulheres são INFIÉIS e todos os homens são CORNOS, DESONESTOS ou DESVIADOS SEXUAIS.
Viva a "GROBO"!
Precisa continuar? Só mais uma palhinha: vamos lembrar que a velha Beth Gouvea insinuou voltar a paquerar o velho do lixo, pai doTotó (Pitchuco)?
E o velho dos velhos (Seu Antero), falso avô paterno do Totó - pois é pai do pai corno do Totó - que foi apaixonado pela irma do Totó (Gema), cuja qual o abandonou na porta da igreja alegando ter que cuidar de Totó, está se encontrando às escondidas com a italiana. E a velha Gema ainda tem em seu script tons moralistas, cheia de valores bons! 

E a velha esposa do velho avô do Totó (Brígida), insinuada desde o início da novela, como tendo um caso com o motorista da família (Diógenes), dentro da própria casa, se escondendo do velho marido. Pode? Claro que pode! Em novela da "Grobo" pode tudo.
Moral da História: a  Globo quer nos dizer que não existem mais valores a serem transmitidos. É isso que entendo. Ou a vida real é assim mesmo e nós é que estamos sendo anacrônicos?

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