terça-feira, 24 de agosto de 2010

Você conhece Iara Lee?


Eu também não a conhecia até a Vogue Brasil fazer uma matéria com esta mulher, filha de coreanos, cineasta e militante social. Ela foi a única brasileira em missão de paz ruma à Gaza. E continua levando a vida sob risco. Não consigo coloca o link da matéria publicada pela Vogue (acredito que eles não liberam informação). No mais, tem um trecho da entrevista em um blog generoso: (AQUI).
Ao ler, pensei nas mulheres que se desarmam, se desamarram de sua própria natureza e faz acontecer num mundo incerto, sem amanhã; pensei que essa garra é marca de nascença, inata. Digo isso porque eu nunca me imaginaria em missão de paz, enfrentando talibãs com armas gigantescas, vivendo à margem da vida por um mundo melhor. Quero um mundo melhor para mim, para o próximo, para os filhos que não sei se os terei. Faço a minha parte em pequenas coisas, como: separar o lixo, não comprar pirataria, economizar energia e água, não comprar de empresas que abusam da mão de obra infantil (como a Nike) e tentar ser uma boa cidadã. Mas se as grandes potências não se mexem, quem sou eu? Não vivo a utopia de uma filosofia que não existe, nunca exitiu e, quiçá, existirá. Admiro mulheres como Iara Lee. E tenho um profundo respeito por sua dedicação.

Um comentário:

  1. Amoilee, essa mulher estava a bordo de um navio de bandeira turca, q foi atacado por Israel, em julho desse ano...9 pessoas morreram na ocasiao...ela vive em NY.
    Bjooos Minha Tampa, Te Amoo !!!

    ResponderExcluir